quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

LARP AO REDOR DO MUNDO / Nosso Brasil

O mais provável é que o larp tenha aparecido por aqui na esteira dos jogos de RPG. Com certeza, ele começa a ser conhecido com esse nome por esse motivo.

Torna-se popular nos anos 1990 juntamente com o jogo de RPG Vampiro: A Máscara, e fica muito tempo sendo apenas “Live-Action” ou live, como é carinhosamente chamado até hoje.

Outro episódio importante da história do larp no Brasil é o grupo Graal. No início dos anos 2000, esse grupo de boffering (simulação de batalhas com espadas de espuma) se uniu ao grupo de larp Confraria das Ideias e começaram a organizar um formato de larp medieval muito comum no exterior: os participantes criavam seus próprios personagens e passavam um final de semana ou parte dele num sítio alugado para os jogos. Cada encontro era a continuação do jogo anterior.

Acima: Confraria das Ideias (2010), Boi Voador (2011), Asilo Live Action (2005) e Confraria das ideias (2007).

Durante esse tempo, o larp se tornou bastante popular em eventos de RPG e muitos grupos passaram a organizar larps entre amigos. Apesar da predominância das temáticas “Vampiro” e medieval e dos sistemas de regras ligados aos RPGs, sempre houveram larps com outros temas e mecânicas variadas.

Em 2005 e 2006, uma conquista muito importante para a prática do larp no Brasil foi encabeçada pelo grupo Confraria das Ideias.

Eles tiveram um projeto de curso de “Live-Action RPG”, com duração de 8 meses, contemplado por um programa de fomento municipal, o Programa VAI da Secretaria de Cultura de São Paulo. O mesmo edital pelo qual a primeira edição deste guia foi viabilizada em 2011.

Isso marcou oficialmente o entendimento do larp como prática cultural, abrindo precedentes para o apoio público de outros projetos e inclusive o lançamento de edital voltado, entre outras linguagens, para LARP e RPG.
Além disso, desde 2007 a prefeitura de São Paulo tem contratado grupos de larp para organizar jogos públicos em bibliotecas da cidade, contribuindo para o crescimento e a popularização da prática.

HOJE


Fizemos um breve mapeamento no capítulo anterior dos grupos existentes no Brasil, mas aqui a organização entre os grupos é pequena e está só começando.

Se você conhece algum grupo ou história relevante - ou está começando alguma - entre em contato conosco e ajude-nos a aumentar esse capítulo!
nplarpbr [arroba] gmail [ponto] com

LINKS
Núcleo de Pesquisa (NpLarp)
http://nplarp.blogspot.com/

Larp na RedeRPG
http://www.rederpg.com.br/wp/category/live-action/

Mais links no capítulo Grupos




Nenhum comentário:

Postar um comentário