quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

JOGOS PRONTOS EM PORTUGUÊS / Larps Instantâneos, Tango para Dois, As Aventuras do Barão

JOGOS PRONTOS EM PORTUGUÊS


Por enquanto, não há muitos larps prontos disponíveis e acessíveis em português, mas há opções bem interessantes, principalmente para inícios rápidos! E a maioria é gratuita.

Em 2011, o NpLarp começou um programa de traduções de larps Nórdicos cujo idioma original é o inglês e já faz planos para outras traduções.

Também é possível encontrar mais jogos em outros sites pela internet. Para quem tem dificuldade com o inglês, mas quer dar um passo adiante, há opções em espanhol também. (E há bons tradutores automáticos online!)


LARPS INSTANTÂNEOS


Existe um formato de larps muito curtos, rápidos de ler e explicar, que precisam de pouquíssima preparação e mesmo assim podem ser incrivelmente interessantes!

É o caso dos Roleplaying Poems, larps surgidos na Escandinávia cuja diversidade abrange desde brincadeiras humorísticas até profundas experiências de ficção, interação e autoconhecimento.

EM PORTUGUÊS:
http://nplarp.blogspot.com/search/label/roleplayingpoems

EM INGLÊS:
http://norwegianstyle.wordpress.com/category/role-playing-poems/

http://www.story-games.com/forums/comments.php?DiscussionID=6545


TANGO PARA DOIS


Tango para dois é um larp criado na Noruega em 2008. Aqui, cada personagem precisa ser interpretado na verdade por dois jogadores! Um será o EGO (sua consciência) e outro o ID (seus desejos e pensamentos mais interiores).

Em dado momento, ao comando de uma luz e do som de Tango, eles trocam de lugar - com o ID comandando as ações do personagem e o EGO em segundo plano.

EM PORTUGUÊS:
http://nplarp.blogspot.com/2011/07/live-00-tango-para-dois.html




AS AVENTURAS DO BARÃO


O Barão de Münchausen foi uma personalidade histórica que ficou famosa por viver grandes aventuras - na verdade, por contar grandes mentiras.

Entre os feitos que narrou sobre si mesmo estão a vez em escapou de areia movediça puxando-se pelos cabelos e quando pulou de cima de uma bala da canhão para outra, ao espiar território inimigo.

Nesse jogo, os participantes são todos nobres que se desafiam a contar histórias tão malucas quanto as do Barão. Ele deve ser jogado em uma mesa, necessariamente com bebida fartamente disponível (recomenda-se um bar).

O primeiro jogador desafia a pessoa a seu lado “me conte sobre quando você...” e um feito mirabolante ou situação inusitada. O desafio tem que ser absurdo o suficiente para complicar a narrativa do seu adversário.

Ganha quem contar a melhor história, escolhida por votação (não vale votar em si mesmo). Há opções de interpelação e chiste (para inserir complicações a história) e um sistema com moedas.

Esse jogo para falastrões de fígado forte foi lançado em livro no Brasil pela Devir livraria (foto). Se você está interessado, pode ir atrás desse material ou tomar coragem e  elaborar as regras a partir dessa pequena descrição!

Para ter inspiração, pode assistir o filme de Terry Gillian,
As Aventuras do Barão de Münchhausen, de 1988.

LINK:
http://www.devir.com.br/rpg/br_munchausen.php



Nenhum comentário:

Postar um comentário