quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

FAÇA VOCÊ MESMO

Fazer um larp pode ser mais simples do que você imagina - e ainda assim pode ficar muito interessante ou divertido.

Para fazer um larp não são precisos grandes recursos ou superproduções. Isso pode ser divertido e até mesmo necessário em certos larps, mas definitivamente não é um pré-requisito para ter um bom jogo (nem garantirá que um jogo seja bom!).

Se você é um sujeito entusiasmado e não tem medo de experimentar, ou se esse é o
perfil do seu grupo de amigos, você(s) pode(m) fazer seu próprio larp!


CRIANDO UM LARP


A inspiração, claro, pode vir de qualquer lugar: filmes, livros, um fato histórico... o que quer que mexa com você. Mas o larp tem uma linguagem própria.

Mais uma vez, não tem segredo, você só precisa ter em mente, que ao contrário da maioria das mídias, no larp todos os personagens tem que ter a possibilidade de viver uma história interessante, mesmo o mordomo, o garçom, o sobrinho do rei... ou seja, o jogo tem que valer a pena mesmo para aqueles personagens que costumam ser os coadjuvantes das histórias.

Na internet há muito material disponível que pode servir de inspiração para criar bons larps e pensar sobre quais as melhores estrátegias para o jogo que você está começando a criar. Esse guia indicará muitos deles!


RECRUTANDO JOGADORES


É comum começar com larps pequenos para um grupo próximo de amigos. Mas também é possível procurar jogadores na internet, em fóruns, sites e redes sociais.

Geralmente, os grupos que já existem costumam ajudar na divulgação de um larp.

Pode ser interessante ter em mente quantos jogadores você terá quando estiver criando seu larp.


O DIADO LARP


Um larp é uma reunião de pessoas, então essas pessoas precisam de um local para se reunir.

Defina este local e obtenha autorização para utilizá-lo com bastante antecedência. Se for um lugar público, cuide para que todos os frequentadores e moradores das proximidades saibam o que está acontecendo, isso evita confusões.

Dependendo do estilo que você adotou ao criar seu larp, ele precisará de alguns mediadores, ou apenas de um. Ou até mesmo todos os participantes interpretarão personagens, sem mediadores a parte.

Depois do jogo, uma boa dica é conversar com os participantes para ver o que acharam e incentivá-los a contar suas experiências. É um ótimo jeito de aprender também!

Essas dicas podem ser úteis tanto para quando você cria seus próprios jogos, como para quando resolve experimentar jogos prontos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário