quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O QUE É LARP?

Larp (Live Action Role-Playing) é ao mesmo tempo um jogo de interpretar personagens e um tipo de arte participativa.

Ele pode até ter elementos da performance ou do teatro e em alguns momentos se parecer com uma dessas manifestações, mas o larp tem uma linguagem própria. A principal diferença é que ele não é feito para ser visto... é para ser vivido.

O larp também pode ser descrito como uma experiência imersiva, uma vivência e um jogo relacional. E todas essas perspectivas estão corretas.

Em um larp não há plateia, cada um dos participantes - que podemos chamar também de jogadores - interpreta um personagem. Eles interpretam para si mesmos e uns para os outros.

Também não há um roteiro ou script a ser seguido. A partir de alguns dados que todos conhecem no início do larp, os participantes vão improvisando suas ações e se relacionando uns com os outros como se fossem seus personagens.

A história então se desenrola a partir das escolhas e ações dos participantes, na medida em que interagem uns com os outros.
A linguagem do larp aceita os mais diversos temas e assuntos, desde histórias fantásticas e de mistério até experiências radicalmente imersivas, pesadas e perturbadoras.

QUEM FAZ?


Existem muitos tipos e estilos de larp, alguns muito simples (que qualquer pessoa pode fazer em casa com alguns amigos) e outros mais complexos, chegando até mesmo à superproduções. Então a príncipio qualquer pessoa pode fazer um larp. No entanto, existe uma grande comunidade espalhada pelo mundo que cria, compartilha e realiza larps.

No Brasil, há alguns grupos que realizam larps mais complexos, com alguma produção, e muitos grupos menores. Muitos desses grupos realizam eventos com regularidade e estão abertos ao público.

Quanto aos participantes, isso é muito variado. As pessoas começam a jogar larp por muitos motivos e atrás de muitas coisas diferentes, há desde fãs de jogos à artistas, atores, curiosos...

Há praticantes de todas as idades e profissões, variando de acordo com os grupos, temáticas e estilos de jogo, mas não há uma regra. Há laps para todos.





PARTE 1 - CONHECENDO O LARP



PARTE 2 - COMEÇANDO A JOGAR



PARTE 3 - LARP AO REDOR DO MUNDO


Nenhum comentário:

Postar um comentário